Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e
suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula
Dionísio Burak
Resumo
Este ensaio traz algumas contribuições para o campo da
Modelagem Matemática, relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática e,
para a construção do conhecimento matemático, quando vistos sob a ótica de ao
menos duas visões de Educação Matemática. Traz à consideração, elementos da
Educação Matemática a partir do Modelo do Tetraedro de Higginson, sob a visão
de duas vertentes da Filosofia da Ciência: o Racionalismo Crítico de Popper e a
Teoria Crítica de Adorno. Apresenta elementos sobre a natureza, os métodos de
pesquisa e, as implicações ao conceber uma ou outra corrente. Apresenta de
forma explícita a assunção de uma visão de Educação Matemática em uma
perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, que justifica e fundamenta uma
forma de conceber a Modelagem Matemática, como uma Metodologia de Ensino.
Apresenta, ainda alguns elementos, que entende contribuir para uma prática
educativa - mediada pela Modelagem, que considera preparar de forma mais ampla
o estudante para fazer frente aos desafios de viver no século XXI.
Palavras-chave
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino e Aprendizagem, Prática Educativa
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