A educação voltada para o desenvolvimento sustentável permite que nós professores desenvolva ações juntamente com nossos alunos na construção do conhecimento voltado para a preservação do meio ambiente.
Estamos vivendo profundas mudanças em nosso meio devido à má utilização dos recursos naturais, bem como a destruição de nosso sistema ambiental.
Em decorrência desse fato, nós professores devemos conscientizar nossos alunos para que o desenvolvimento sustentável seja capaz de suprir as necessidades das futuras gerações. Sendo que atualmente o desenvolvimento tem trazido desastrosas consequências para a nossa sociedade e para a natureza. Por um lado à natureza e por outro lado a sociedade criam dois extremos: um de ricos e outro de pobres.
Enquanto os mais ricos aumentam o seu rendimento, os mais pobres diminuíram. Isto indica que o tipo de desenvolvimento que estamos produzindo tende a se inviabilizar porque é injusto. Ao gerar concentração de renda, cada vez maior, ampliarão de tal sorte as diferenças sociais entre uma minoria cada vez menor, que tem cada vez mais, e uma imensa maioria, cada vez maior, que tem cada vez menos, cujo resultado não será outro senão uma gigantesca explosão social, a que já estamos assistindo nos dias de hoje.
Com a educação sustentável podemos criar hábitos, atitudes e competências para envolver o educando no processo de construção social, valorizando assim as relações e o compromisso com o humano nas suas diferentes dimensões e com a natureza.
Cito uma frase do autor Boff (1999), na qual diz: “Um novo modelo de desenvolvimento viável visaria produzir o suficiente para todos, preservando o capital natural da terra para nós e para as futuras gerações. A isto chamamos sustentabilidade”.
Luciano dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário